Crash – No Limite / Crash (EUA, 2004)

O Oscar de 2004 entrou para a história por uma polêmica: a Academia teria premiado Crash no lugar de Brokeback Mountain porque é conservadora, quadrada, retrógrada, blá, blá, blá. Faltou observar o fato de que tanto um quanto outro são filmes francamente menores – mesmo o longa de Ang Lee é bastante convencional, cinematograficamente falando. A Academia quis ser moderninha e fugir da polêmica – era o ano de Munique também – premiando um filme “esperto” sobre o racismo nas grandes cidades norte-americanas. Deu no que deu: ninguém se lembra mais de Crash, quatro anos depois.

Cito a sinopse do Yahoo Cinema porque ela resume bem o espírito do filme: “[…] encontro de vários personagens totalmente diferentes nas ruas de Los Angeles: uma dona-de-casa e seu marido, promotor público, da alta sociedade; um lojista persa; um casal de detetives da polícia – ele afro-americano, ela latina -, que também são amantes; um diretor de televisão afro-americano e sua esposa; um mexicano especialista em chaves; dois ladrões de carros da periferia; um policial novato; e um casal coreano de meia-idade.”

Contando com um elenco de primeira, o diretor e roteirista Paul Higgis entrelaça as histórias, ao estilo Robert Altman, mas sem a graça e o sarcasmo deste; Haggis quer passar uma mensagem: de que precisamos ser tolerantes e aceitar o outro, mesmo na superpovoada Los Angeles. Para isso, o roteiro se desdobra em maniqueísmos e manipulações que até funcionam vez ou outra, mas não sustentam a história todo o tempo. O resultado é irregular, o que já é grande coisa em se tratando de um projeto com objetivos tão rasos – não, Crash não é um embuste; é apenas um projeto equivocado em seu bom-mocismo que não dá espaço para a tragédia e a verdadeira redenção de seus personagens. É um filme competente, bem realizado, embora com cara de episódio de Cold Case. Merecem destaque as boas atuações de Brendan Fraser, Sandra Bullock e Don Cheadle.

Cotação: ***

Página no IMDB
Site oficial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: