O Homem em Queda / 9/11: The Falling Man (EUA, 2006)

Documentário nascido a partir da matéria escrita pelo jornalista Tom Junot para a Esquire (ainda disponível aqui), exibido no Brasil pelo canal GNT em 11 de setembro de 2008, narra a busca pela identidade de um homem que se jogou do alto do World Trade Center logo após o impacto com os aviões.

A terrível foto rodou o mundo e Junot acreditava que havia uma boa razão para a sua busca. Em sua opinião, os EUA teriam que encarar a foto como símbolo de uma tragédia, aceitar que o homem em queda representava não o heroísmo atribuído a todas as vítimas da chacina terrorista, mas seu mais absoluto desespero. Para tanto, acreditava que dar um nome, uma história àquele homem, dentre vários, que escolheu saltar do alto das imponentes torres, seria absolutamente necessário.

Solene e respeitoso, o documentário O Homem em Queda não traz inovação alguma em seu formato, o que acaba por torná-lo ainda mais perturbador. Seu desenvolvimento acompanha a noção crescente de que talvez a foto significasse tanto em si mesma que o nome do seu protagonista talvez fosse irrelevante – ao menos, por este ponto de vista. Porque para as famílias dos mortos elas eram experiências dolorosas e nem sempre aceitáveis – o filme não menciona isso explicitamente, mas o tabu que cerca o suicídio contribui bastante para o sofrimento experimentado pelos que acreditam ver seus familiares em queda nas fotos. Sim, Junot talvez tenha encontrado o homem (atenção: não leia o restante do parágrafo se não quiser saber maiores detalhes), um espirituoso funcionário do lendário restaurante Windows, filho de um pastor batista de onde veio a mais terrível declaração de todo o documentário, transcrita por Junot: “Meu trabalho é orientar as pessoas a encarar tragédias, a mostrá-las que a vida continua. Mas eu não consigo fazer isso por mim mesmo”.

O Homem em Queda encerra-se com o vídeo que mostra a queda do rapaz. Neste momento, a solenidade calculada do documentário se transforma; é impossível ficar indiferente a cena, que surge silenciosa e terrível, trágica e chocante. Ao fazer um recorte relativamente pequeno do evento que inaugurou o horror do século XXI, O Homem em Queda merece ser assistido, por mais aterrorizante que seja.

Cotação: ****

Página no IMDB

Anúncios

0 Responses to “O Homem em Queda / 9/11: The Falling Man (EUA, 2006)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: